A GELATINA
Colorida, refrescante, leve e com vários sabores, a gelatina é apreciada por muitos, tanto por crianças como por adultos. Mas será o consumo de gelatina benéfico para a saúde?

Constituída por proteínas (90%), água (8%) e sais minerais (2%), a gelatina é um alimento que traz inúmeros benefícios para a saúde. Esta pode ter origem animal, proveniente dos ossos, cartilagens e tendões de animais como o porco ou o boi; ou vegetal, proveniente de algas como a ágar-ágar.

A gelatina é rica em proteínas, essencialmente colagénio, que contribui para a tonificação da pele e dos músculos; para a manutenção dos ossos, cartilagens e articulações e para o fortalecimento do cabelo e das unhas.

Mas os benefícios não acabam por aqui! A gelatina é baixa em calorias, essencialmente as versões light, e pobre em gordura, podendo ser consumida por qualquer pessoa. Além disso, esta produz uma sensação de saciedade rápida após o seu consumo. Desta forma a gelatina é uma boa opção para quem pretende controlar o peso, ou simplesmente quem pretende uma sobremesa saborosa e saudável.

Rui Beijoco
Nutricionista