LEITE, UM ALIMENTO COMPLETO
Após o período de amamentação, o Homem continua a incluir o leite na sua alimentação. Como tal, os indivíduos com capacidade de degradar o açúcar do leite (lactose), são privilegiados por poderem tirar partido dos benefícios inerentes ao seu consumo, ao contrário daqueles que não têm essa capacidade e, como tal, são intolerantes à lactose.

Calcula-se que apenas 30% da população mundial seja tolerante ao leite, sendo que os restantes 70% possuem algum grau de incapacidade de digestão da lactose, pelo que para estes será mais indicado procurar alimentos alternativos, como o leite de soja.

O consumo de leite é de extrema importância em todas as etapas da vida, em especial na fase de crescimento. 

Este alimento é uma importante fonte de proteínas de alto valor biológico, vitaminas, hidratos de carbono, gordura, sais minerais, onde se destaca o cálcio, água, entre outros nutrientes. Devido à sua riqueza em nutrientes, o leite é considerado um dos alimentos mais completos que o Homem possui ao seu dispor. No entanto devemos ter em conta o seu elevado teor em gordura saturada, pelo que é mais saudável optar pelo consumo de leite ou iogurtes magros.

O leite e os seus derivados encontram-se destacados na roda dos alimentos. O consumo recomendado deste grupo de alimentos passa pela ingestão de 2 a 3 porções por dia.

Rui Beijoco
Nutricionista