JÁ COMEU SOPA HOJE?
Portugal é o primeiro consumidor de sopa da Europa, contudo o consumo de sopa tem vindo a diminuir ao longo dos anos. A sopa, dependendo da sua constituição, pode fornecer uma enorme variedade de nutrientes benéficos para a saúde pelo que esta deve ser ingerida nas principais refeições do dia (almoço e jantar).

Uma sopa rica em legumes apresenta um baixo valor calórico, sendo também rica em vitaminas, minerais, fibra alimentar e antioxidantes. Estes constituintes tornam a sopa um prato extremamente importante para o bom funcionamento do organismo. A sopa deve ser ingerida como primeiro prato nas refeições, uma vez que esta leva a uma diminuição do apetite para o prato principal, podendo ser uma mais valia para o tratamento contra a obesidade e para a manutenção do peso. A sopa apresenta também uma quantidade significativa de água, o que pode contribuir, em parte, para a satisfação das nossas necessidades diárias de água.

Esta deve ser assim inserida na alimentação, dado que, para além dos inúmeros benefícios já mencionadas, esta é de fácil digestão, é uma boa opção para a ingestão de legumes pelas crianças e é pouco alergénica.
Uma boa dica para quem dá como desculpa a falta de tempo para a confeção da sopa, é prepará-la em grande quantidade, numa panela de pressão. Depois de fria esta deve ser congelada em porções para toda a semana.

Não se esqueça, inicie sempre a sua refeição com um prato de sopa!

Rui Beijoco
Nutricionista