O AZEITE
O azeite é um produto alimentar que vigora na dieta mediterrânica que é caracterizada por proporcionar imensos benefícios à saúde de quem opta por este estilo alimentar. O azeite aliado ao consumo de hortofrutícolas, frutos gordos, cereais integrais, peixe, carnes magras lacticínios e, claro, um consumo moderado de vinho contribuem, entre outros aspectos, para a menor incidência de doenças cardiovasculares, cancro e declínio cognitivo.

Uma das razões para o sucesso do azeite é a presença de gordura monoinsaturada, como o ácido oleico, principal ácido gordo do azeite, que tem a capacidade de reduzir os níveis de colesterol total e colesterol LDL (“mau” colesterol) e aumentar os de colesterol HDL (“bom” colesterol). Para além disso, este dispõe ainda de altas concentrações de vitamina E, betacaroteno e polifenóis. Essa associação de compostos parece ser extremamente importante e responsável pela actividade antioxidante e anti-inflamatória do azeite. No entanto, sendo o azeite uma gordura, com 9kcal por grama, deve-se moderar o seu consumo. 

Para finalizar é importante mencionar os benefícios acrescidos do azeite extra virgem. Este tipo de azeite apresenta uma qualidade nutricional superior aos restantes tipos de azeite uma vez, que não sendo sujeito ao processo de refinação, mantém as suas propriedades antioxidantes.

Rui Beijoco
Nutricionista